Síntese Informativa I.1

O documento 1 "O Turismo: uma história antiga" fala-nos do aparecimento do turismo desde a antiguidade até ao começo do século XIX. Aborda igualmente as razões que levaram a essa prática, como o recreio, o termalismo, o estudo, os negócios, entre outros. Podemos concluir que já desde há muitos anos o turismo se revela uma necessidade humana psicológica, e não fisiológica.

A imagem 1 "The Grand Tour" elucida-nos para a grande viagem que era feita à Europa (sensivelmente a partir de 1660 até 1840) pelos jovens da classe alta europeia. No inicio esta viagem era feita por outros meios de transporte, mas depois passou a ser feita de comboio. Tinham como objectivo o conhecimento mais aprofundado de outras culturas, mas também o relaxamento e lazer.

O documento 2 "Evolução do conceito de Turista" aborda o conceito de turista, visitante, e viajante. Refere a classificação e definição da OMT (Organização Mundial de Turismo), identificando o turista como o individuo que visita um país que não o seu, durante o período minimo de uma noite e não mais de um ano, sem exercer uma actividade remunerada.

O documento 3 "O que é o Turismo?", dá-nos a definição de turismo. Através da sua leitura, podemos constatar que o turismo é não só a deslocação das pessoas para destinos fora do seu local de residência, mas também um conjunto de actividades, serviços e sectores necessários a esse deslocamento.