Síntese Informativa II.3

A imagem 7 “Hotel 2 estrelas” expõe o contraste existente entre a imagem 8 “Kiaroa” e a imagem 7. Ao apresentar um hotel nada luxuoso, pequeno e com má localização, ilustra o tipo de equipamento disponível ao turista de classe baixa.

A imagem 8 “Kiaroa” é uma imagem de publicidade a um resort de luxo, onde o turismo é praticado pela classe alta e a classe media alta. Mostra de uma forma tentadora os luxos aos quais o turista de classe alta tem direito.

Na imagem 9 “Turismo de Massas” é ilustrada a confusão que se gera em torno de um destino próprio ao turismo de massas. Os turistas desta imagem, ao ‘caírem de pára-quedas’ no local de férias, simbolizam a ida atribulada, e até mesmo o desespero para poderem passar férias. Isto é, tentam a todo o custo arranjar um espaço para relaxar num sítio que é habitualmente sobrelotado.  

O documento 7 “Turismo de elite” apresenta preços e as condições da prática de turismo num determinado estabelecimento de cinco estrelas, a partir do qual podemos tirar uma ideia de quanto custa o turismo de elite.

O vídeo 4 “Paradise Island” realça o luxo de uma ilha paradisíaca onde é praticado o turismo de elite. Retrata de forma pormenorizada todos os luxos e regalias de que um turista de elite pode gozar, de modo a deixar bem especificada a diferença que existe entre este tipo de turismo e todos os outros.

A imagem 10 “Inatel” é o logótipo de uma associação que ajuda socialmente os idosos a praticar turismo. Esta associação fornece meios a idosos que não têm possibilidades de passar férias para que estes possam usufruir dos prazeres do turismo.